Projeto Arquitetônico

Legal

(para aprovação na prefeitura e outros órgãos públicos)

Executivo

(para obra)

 

Deseja legislações, formulários e demais itens para aprovaçãod e projetos? clique aqui!

Método de trabalho:

Prestamos os serviços de desenho de projeto Arquitetônico, conforme as especificações fornecidas pelos responsáveis técnicos (Arquitetos ou Engenheiros), podendo estes desenhos serem feitos a partir de algum arquivo já existente ou mesmo  croquis/rascunho impresso ou feito a mão.

Estes desenhos no realizados através do Revit são mais precisos e rápidos por quê o programa trabalha com um modelo único (3D) o qual são associadas informações de materiais, resistências, cores, texturas, dimensões, peso, quantidades e até custos.

Este modelo 3D, inteligente e interativo, tem atualizações em tempo real: Quando se define uma linha de corte por exemplo, o programa gera automaticamente a vista de corte, caso haja qualquer alteração no projeto (e que pode ser feita tanto na planta como no 3D, corte ou elevação por exemplo) todas as vistas são alteradas em tempo real. Desta forma, não se gasta um enorme tempo para refazer cortes e fachadas todas as vezes que a planta é alterada, como acontece no AutoCAD.

Caso o cliente necessite, podemos fornecer arquivos em DWG (para abrir no AutoCAD) das pranchas e 3D elaborados.

Neste processo, o mesmo arquivo utilizado para modelar as paredes, pisos, telhados, esquadrias, louças sanitárias, etc, pode ser utilizado para modelar e calcular as estruturas, tubulações hidráulicas, de gás, de prevenção de incêndio, também os eletrodutos para rede elétrica, de telefonia, TV a cabo, internet, alarme, entre outros.


E também podemos fornecer, sem custo extra, imagens 3D simplificadas geradas através do Revit, como estas abaixo:

Caso de sucesso:


Na época da implantação deste sistema em nossa empresa, em abril de 2010, fizemos uma comparação: Naquele momento estávamos modelando dois projetos muito semelhantes: dois condomínios de sobrados geminados, com 5 unidades cada, (e cada sobrado com em média 150m², sendo pavimentos térreo, superior e sótão), ambos com terrenos com as mesmas dimensões e as plantas da residências seriam idênticas.


Deveríamos fazer o desenho do projeto Arquitetônico para aprovação na Secretaria Municipal de Urbanismo, para obter o alvará de construção. Um foi feito no AutoCAD, nos mesmos moldes que já desenhávamos a vários anos, o outro, foi feito no Revit 2010, em fase de implantação na empresa naquela época, os resultados foram:


Desenho em AutoCAD 2010: 5 dias de trabalho (desde iniciar as plantas até o ponto onde estava pronto para plotagem e considerando que naquele momento, tinha-se já a experiência de 16 anos de trabalho com AutoCAD).


Desenho em Revit 2010: 2 dias de trabalho (desde iniciar as plantas até o ponto onde estava pronto para plotagem, considerando que houveram vários contratempos e questões a serem solucionadas, já que era nosso primeiro projeto em Revit).


A partir deste teste já ficou clara a vantagem da nova tecnologia - e lembrando que o segundo desenho foi concluído com um nível de detalhamento bem superior ao feito apenas com AutoCAD.

Outras vantagens deste método de trabalho:


- 3D em tempo real: O Revit gera um modelo 3D, plenamente interativo e paramétrico, podem ser geradas vistas 3D de qualquer ângulo a qualquer ponto a qualquer momento. Então mesmo que você tenha apenas contratado o serviço de desenho de projeto Arquitetônico, também receberá um desenho em 3D. É ganho de tempo, facilitando entendimento do projeto, principalmente quando apresentado ao proprietário da obra.


- Facilidade na manipulação de rampas e escadas: Como o programa trabalha com níveis (os quais especificamos no início do trabalho), fica muito mais fácil definir rampas, comprimento das mesmas, inclinações máximas, rampas de acesso à deficientes, etc. De forma rápida e precisa.


- Plena compatibilidade com DWG/AutoCAD: O Revit importa DWG, inclusive arquivos de levantamento topográfico, sendo possível ter o terreno modelado em 3D, podendo assim definir de maneira fácil e rápida cortes, aterros e quantificar volume de terra movido.


- Facilidade no Hidrossanitário: Como também fazemos desenhos de projetos hidrossanitários no Revit, o mesmo arquivo é utilizado, sendo que as louças, pias e chuveiros colocados no arquivo do Arquitetônico, são os mesmos utilizados no Hidrossanitário.


- Quantitativos em tempo real: como nossos desenhos não são apenas linhas, mas sim objetos inteligentes, como paredes, portas, janelas, vigas, etc., com informações associadas a eles como volume, material, cor, textura, etc., as listas de materiais são automáticas e em tempo real, mesmo que sejam incluídos ou retirados elementos diversas vezes. Sempre os quantitativos estarão atualizados.


- Facilidade com sistemas modulares: O nosso sistema é plenamente configurável, inclusive em métodos modernos de construção, como alvenaria estrutural com blocos estruturais ou tijolo de solo-cimento (tijolo ecológico), tendo a planta já ajustada ao tamanho dos blocos/tijolos.